A origem do Hina Matsuri perde-se no tempo, acredita-se que no século oito, ainda no Período Nara foi trazido da China, um festival onde passava-se a mão no corpo e em seguida, com a mesma mão alisava-se uma boneca , acreditando-se que todo mal seria transferido do seu corpo para boneca.
Em seguida, a boneca era colocada num barquinho e solto no rio ou mar, conhecido por Nagashibina.
Nos livros de romance Genji Monogatari e Makura no Soushi do século 11, há a menção de crianças de famílias nobres que brincavam com bonecas, conhecido por Hina Assobi, onde Hina identificava na época, qualquer pessoa ou objeto belo e delicado, normalmente de pequenas proporções, e Assobi que significa brincar.
Com o passar do tempo, houve uma fusão do festival Nagashibina que é comemorado até hoje e do Hina Assobi, nascendo o Hina Matsuri nos moldes atuais.
Passado o período das grandes guerras Sengoku Jidai e com a vinda do Período Edo no século 17, o país passou a viver uma época de fartura, e o Hina Matsuri se transformou num conjunto luxuoso de decoração, dando status de riqueza às famílias.
Ainda em meados do Período Edo, no século dezoito, o Hina Matsuri passou a fazer parte das residências do povo em geral, existindo atualmente miniaturas fabricadas nos mais diversos materiais, com uma extensa gama de preços.
Que delicadeza e graciosidade esta tradição Matsuo! Quanta história é preservada de geração para geração. É muito lindo! 👏👏👏 🌞
Sim Bia, estas coisas é que me tornaram fotógrafo, não satisfeito passei a bloggar. Sempre grato com seus comentários.