Ninjutsu, a técnica dos ninjas.
Entrar em área inimiga sorrateiramente atravessando fossas de água, ou grandes muralhas que circundam os castelos, era uma tarefa que exigia um alto controle físico e espiritual e uma técnica de luta marcial apurada que em conjunto com outras habilidades foi chamado de ninjutsu ou técnica de espionagem.
O ninjutsu espalhou-se por todo o Japão, existindo na época em torno de 25 escolas, dos quais o Iga Ryu ou Escola Iga era considerada a mais evoluída.
Este diferencial se deve ao fato da região de Iga ser geograficamente previlegiada, cuja área é cercada de montanhas por todos os lados, dificultando ataques súbitos.
Iga serviu de refúgio para muitas celebridades em fuga pós batalha, principalmente vindos da capital Quioto, entre os quais estão o senhor Hatori e Mononobi, grandes praticantes de arte marcial que fixaram residência na região.
As constantes batalhas aceleraram o desenvolvimento do nijutsu, que além da arte marcial passaram a fazer parte o extrategismo, atividades subversivas e práticas relevantes como, psicologia, farmacologia, astronomia, feitiçaria e a profecia.
Como se vestiam no cotidiano.
O traje tal qual conhecemos era utilizado somente nas incursões noturnas, cuja tonalidade escura evitava o reflexo da luz do luar, concedendo-lhes uma camuflagem conveniente.
Esta mesma roupa excetuando o capuz e a espada era semelhante às roupas utilizadas pelos agricultores da região de Iga, permitindo-lhes utilizar uma foice que se transformava numa eficiente arma de luta.
No seu dia a dia os ninjas se vestiam também de monge, o que possibilitava carregar uma espada sob a roupa, ou ainda como artistas de rua onde o instrumento de sopro se transformava num atirador de dardos envenenados.
Treinamento.
O treinamento físico e espiritual era uma constante na vida destes super espiões, passando horas com os olhos fixos no fogo de uma vela para aprimorar a visão e a capacidade de concentração, como também deixar cair um alfinete numa superfície sólida, diminuindo gradativamente a altura da queda, visando aprimorar a sua capacidade auditiva, ou ainda levantando sacos de arroz fazendo uso apenas dos dedos indicador e polegar.
Alimentação.
Os ninjas eram vegetarianos, tendo como alimentação básica o arroz integral e tofu( tipo de queijo feito da soja), tinham que manter o seu peso abaixo dos 60 kilos, aliado ao uso de espadas mais curtas que as espadas dos samurais, permitindo-lhes grande mobilidade e facilidade em esconder-se.
Comunicação.
A comunicação entre eles era feita através de uma linguagem própria(gíria) e quando dormiam, procuravam manter o lado esquerdo do seu corpo para baixo, dificultando que o coração seja atingido num ataque súbito.
Com a entrada dos caracteres chineses(kanji) no Japão, a escrita original que são letras formadas com pedaços de corda deixaram de ser utilizadas pela comunidade, passando a ser utilizadas pelos ninjas.
Extremamente asseados, tomavam banho constantemente e mantinham suas roupas sempre limpas, evitando exalar odor do seu corpo durante uma missão.