Próximo a estação ferroviária da cidade de Meiwa, foi construida uma maquete da cidade de Saiku, em escala 1/10.

Esquecida no tempo, ou melhor, desconhecida pelo povo, a cidade de Saiku, existiu entre as eras Asuka e Heian (séculos 7 a 13) , durante um período de 660 anos.

A cidade de Saiku localizava-se onde atualmente se encontra a cidade de Meiwa, entre as cidades de Ise e Matsuzaka,  na província de Mie, às margens da rodovia 23.

Presumia-se a sua existência através de lendas, que foram recentemente  confirmadas (1970), durante as escavações para a construção de casas residenciais, ocasião  em que foi motivo de grandes manchetes.

Saiku era uma cidade considerada de grandes proporções para a época, medindo 700m de largura, e uma extensão de 2.000m, com ruas arborizadas que se cruzavam entre si, comportando uma população de mais de 500 pessoas.

Criada para manter a princesa Sayoo, que era uma donzela considerada sagrada e tinha como tarefa, participar dos eventos religiosos no santuário de Ise, representando o Imperador.

A Sayoo era escolhida entre as filhas ou parentes solteiras do Imperador, através de um sorteio conhecido por Bokujyou que utilizava a casca da tartaruga.

Estima-se que tenham passados mais de 60 Sayoos durante a existência da cidade de Saiku, segundo registro histórico.

A primeira Sayoo foi Ookuno Hime Miko, escolhida pelo Imperador Tenmu, no inícíco do século 7.

 

Simulação da procissão que transporta a princesa.
Antigamente, a proissão durava 6 dias para ir de Quioto à cidade de Saiku..
Chegada da Saioo na cidade de Saiku, onde durante um ano irá representar o imperador no santuário de Ise,

A Sayoo escolhida por sorteio passava por uma fase preparatória durante um período de 3 anos, sendo posteriormente encaminhada para cidade de Saiku, numa procissão conhecida por Sayoo Gunkou que chegava a durar 6 dias.

Cerimônia de posse com Saioo.
Cerimônia de posse com Saioo.
Cerimônia de posse com Saioo.
Cerimônia de posse com Saioo.

Anualmente, no início do mês de junho, acontece o Sayoo Matsuri na  cidade de Meiwa, que simboliza a procissão da Sayoo, até a sua posse, incluindo a dança Itsuki no Mai, típica da época.

Além do festival, o visitante poderá visitar o Museu de História de Saiku que dispõe entre outras atrações, de um “slide show” explicativo sobre a cidade de Saiku e da vida das  Sayoos.

Tradicional dança Itsukinomai.
Tradicional dança Itsukinomai.
Tradicional dança Itsukinomai.

SOBRE O AUTOR:

Compartilhe isso: